VERIFICASTES TODAS AS COISAS?

Em cada dia que passa, nós ouvimos novas notícias na rádio, na televisão, e lemos nos jornais, que dirigentes de partidos, chefes de estado, ou autoridades religiosas fazem certas declarações pouco elogiosas para com certos povos, certas nações ou ainda certos grupos religiosos. Nós temos a impressão que a maior parte deles foram seduzidos por ideias, com as quais eles levam atrás deles, nesta mesma sedução os seus simpatizantes. Será nestas pessoas que devemos ter confiança? É uma pergunta que nos devíamos fazer, antes de os seguir. Entre muitos dos que os escutam, muitos são subjugados por esses oradores talentosos, ao ponto de não discernirem por vezes as verdadeiras motivações deles. É possível que saibais, que também muitos milhões de pessoas se deixaram seduzir por ideias que se situam muito longe da verdade, completamente opostas à felicidade delas, ao conforto material e mesmo aos seus princípios morais. Infelizmente, é muito fácil, deixar-se seduzir por discursos cheios de malícia e mentiras. As Sagradas Escrituras profetizam que nos tempos do fim, a maioria dos homens seria seduzida, particularmente, no que respeita à verdade divina. E que vemos nós actualmente? Somos testemunhas de uma enorme confusão, oposição de opiniões, conflitos ideológicos, políticos e divergências religiosas! Hoje vivemos numa verdadeira Babilónia moderna, mas também é uma realidade, que ela foi bem preparada e é bem dirigida.

Na sua epístola a Timóteo, o apóstolo Paulo escreveu o seguinte: «E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus, padecerão perseguições, mas, os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados» (II Tim. 3:12-13).

Se vós reconheceis, que existem vários grupos de pessoas que vivem seguindo os seus costumes, comendo e bebendo, trabalhando e sendo ao mesmo tempo vítimas de muitas mentiras, então, também deveis pensar, que talvez vós mesmos fostes seduzidos por certas ideias. Mas como é que podeis saber e como é que podeis verificar? Se já provastes a existência de Deus e que a Bíblia é verdadeiramente a sua palavra inspirada, então deveis saber, que ela é a única fonte da verdade eterna.

Na nossa civilização «cristã», cada um tem as suas crenças. Mas de onde as recebemos? E vós de onde recebestes as vossas e sobre quê são elas apoiadas? Sejam lá quais forem as vossas convicções pessoais, já alguma vez pensastes que estais em desacordo com dezenas de grupos religiosos e com os seus milhares de aderentes? Certamente que estais persuadidos, que são eles que estão errados! Mas alguma vez reflectistes, sobre o facto que esses outros grupos religiosos estão absolutamente convencidos, que sois vós que estais errados? É assim um estranho espectáculo, com todas estas centenas de opiniões diferentes, de centenas de religiões diferentes em conflito, sobretudo entre as religiões cristãs, quando o cristianismo só tem uma única referência que é a Bíblia! Achais que isto é normal? Ou não acham, pelo contrário que é uma coisa estranha entre pessoas que se consideram cristãs e se dizem ser discípulos do mesmo Cristo? Então, quem tem razão? Se quiserdes conhecer a resposta, ide procurar à raiz das vossas crenças e ficareis admirados em constatar, que elas não foram tiradas da Bíblia.

Certamente imaginaram, que se tratava da verdade e aceitaram sem verificar, sem as estudar, sem as examinar, sem ir à fonte da verdade. Com efeito, vós acreditastes, porque vos disseram que era assim, porque, também já era assim na vossa família, desde há já muitas gerações. Mas, já alguma vez pensastes, que os vossos antepassados podiam ter sido ensinados também erradamente?

A natureza humana, misturada com um pouco de orgulho e de própria justiça é um travão importante para admitir, que podemos estar enganados e que vivemos contrariamente à verdade. Certamente que conheceis pessoas, que vivem de maneira errada. Se tentardes provar que elas estão erradas, pensais que as convencereis imediatamente? Certamente que a resposta é negativa, mas se conseguistes, não foi concerteza sem dificuldade. No vosso caso, se vos provassem que estais sob a sedução de Satanás, que continua a enganar toda a Terra, como nos confirma o livro Apocalipse, acreditaríeis? Há poucas probabilidades que sim! Falando daqueles que viriam pregar um outro Jesus, um Jesus que teria vindo abolir a lei de seu Pai, quando Ele tinha afirmado precisamente o contrário, assim como dos que viriam pregar um outro evangelho, ou seja, um evangelho sobre a personalidade de Jesus, em vez de pregarem a mensagem que Cristo veio anunciar, que é a boa nova do reino de Deus que será brevemente estabelecido sobre a Terra, o apóstolo Paulo escreveu: «Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo e não é de admirar, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito pois, que os seus ministros se transfigurem de ministros da justiça, o fim dos quais será conforme as sua obras» (II Cor. 11:13-15).

Há uma questão primordial, que é esta: Quereis guardar os vossos costumes e continuar a viver em contradição com as instruções divinas, ou aceitaríeis mudar os vossos costumes, porque a vontade de Deus é prioritária na vossa vida? Se quiserdes ter a certeza, se as vossas convicções religiosas são verdadeiras ou não, basta irdes ver à única coisa disponível, que não vos pode enganar, que é a Palavra de Deus, a Bíblia. Se aceitardes fazer isso, deixando de lado os vossos actuais conhecimentos religiosos, nós vos garantimos que fareis descobertas altamente surpreendentes!

Muitas, serão as vezes, que descobrireis que a Bíblia ensina exactamente o contrário daquilo que vós acreditastes e praticais. Talvez, não tenhais ainda reflectido sobre a importância, para o que se considera cristão e que afirma ser discípulo de Jesus Cristo, de verificar todas as coisas e poder assim ter uma prova daquilo em que crê e pratica. É no entanto, o que Paulo recomenda aos Tessalonicenses: «Examinai todas as coisas, retende o bem, abstende-vos de toda a aparência do mal» (I Tess. 5:21-22). Alguma vez imaginastes, que a maior parte dessas religiões, que se consideram cristãs, podem estar erradas? Tanto mais, que não ensinam todas as mesmas coisas, assim, elas não podem estar todas na verdade! Se reflectirem um pouco e se o vosso coração for sincero, vós compreendereis que os cristãos são chamados para guardar a unidade do espírito, numa só igreja. Jesus Cristo nunca afirmou que fundaria várias igrejas, mas sim uma única. Esta igreja, tal como afirma o apóstolo Paulo, deve ser a coluna e a firmeza da verdade (I Tim. 3:15). Não há mais que uma só verdade e ela encontra-se somente dentro da Bíblia, que é a Palavra de Deus. Noutras literaturas, nós já demonstrámos, que com a ajuda das Sagradas Escrituras podemos provar o seguinte:

1. Que é impossível conhecer a verdade, se não se aceita o Velho Testamento. Ele é a base do Novo.

2. Que muitas lendas sobre Jesus, vos impedem de compreender o que Ele é e por conseguinte de melhor o conhecer, porque Ele é o Senhor do Antigo Testamento, e não Deus Pai.

3. Que a noção de tempo, só diz respeito ao que é físico, Deus não tem idade.

4. Que a recriação feita por Deus durou sete dias de vinte e quatro horas.

5. Que o verdadeiro Evangelho não é a pessoa de Cristo, mas sim a mensagem que Ele trouxe e explicou. A boa nova do reino de Deus, que será estabelecido sobre a Terra, à próxima vinda de Jesus Cristo em toda a sua glória.

6. Que Jesus nunca nasceu no fim de Dezembro e que as festas celebradas pelos que se consideram cristãos, não se encontram dentro da Bíblia. Mas, ao contrário, as festas divinas que Deus deu, para serem observadas para sempre e que foram observadas por Jesus e todos os seus apóstolos, são rejeitadas.

7. Também que o dia do repouso instituído por Deus não é o domingo, mas sim o sábado. Nenhuma passagem bíblica autoriza a adiá-lo vinte e quatro horas, Deus, o considera como um sinal entre Ele e o seu povo, esses que são verdadeiramente discípulos de Cristo.

8. E ainda que a alma, tal como nós a compreendemos e se ouve dizer, não existe. O homem e os animais são almas. As almas não são imortais.

Meditem sobre todas estas verdades bíblicas. Se vós desejardes fazer a vontade de Deus e viver de toda a palavra que sai da boca de Deus, então deveis viver de acordo com toda a Bíblia. Não esqueçais que, para se ser um verdadeiro cristão, vós deveis provar que as vossas crenças estão em conformidade com as Sagradas Escrituras.