CRISTIANISMO OU PAGANISMO

Algumas reportagens e fotos de algumas cidades da Índia, por exemplo Calcutá Bombaim ou Madras, mostram vacas passeando pelas ruas, ao mesmo tempo que ao seu lado se vêem pessoas visivelmente mal alimentadas. Isto é devido ao facto, que lhes é proibido comer essas vacas que são consideradas «sagradas». Para nós os Ocidentais, estas cenas são paradoxais, e até mesmo incompreensíveis para certas pessoas, pois não compreendem como é que estas crenças ainda podem existir hoje em dia.

Mas se examinar-mos um livro sobre a segunda guerra mundial, que tenha sido escrito por autores diferentes, Alemães, Franceses, Ingleses, Russos ou ainda Americanos, ficareis certamente surpreendidos, com a maneira como esses historiadores explicam como começou a segunda guerra mundial. Há muita diferença entre eles na versão dos factos e esta passa a ser uma opinião pessoal. Hoje muitos jovens não acreditam na realidade, que foram os campos de concentração, mesmo que sejam muito claros ainda os seus vestígios na Bélgica, na França, na Polónia e na Alemanha.

A credulidade das pessoas é por vezes desconcertante, porque elas gostam da ficção. Os livros, e os jornais que lêem ,são muitas vezes repletos de verdades aparentes ou parcialmente escondidas, de exagerações ou de mentiras. A mentira não é rara na nossa sociedade e a maioria das pessoas acham que é uma coisa normal. Já alguma vez mentistes? Desde a nossa infância, que somos alimentados com mentiras e quando os nossos filhos vêm ao mundo, nós transmitimo-lhes essas mesmas mentiras que nos ensinou a sociedade. Contaram-nos histórias de fadas, do S. Nicolau, do sino da Páscoa ou mesmo do pai Natal e muitas outras personagens que não correspondem à verdade. Noutros tempos dizia-se aos filhos que tinham sido comprados no hospital, ou que tinham vindo no bico de uma cegonha.

O homem pode especular sobre alguns fenómenos físicos. Também exprime hipóteses e suposições e nas ciências exactas ele faz experiências a fim de provar as suas teorias. Mas qual é a verdadeira fundação de todos estes conhecimentos? Hoje em dia, muitos pais ensinam aos filhos o que bem lhes parece, em matéria de religião, sabendo que quando forem grandes então farão a sua escolha. Mas se analisamos as Escrituras, Deus não é da mesma opinião. Leiamos as instruções que Deus dá aos pais: «E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E tu as ensinarás aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho e deitando-te e levantando-te» (Deut. 6:6-7).

Somente assim se pode procurar «apresentar-se a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade» (II Tim. 2:15). A verdade é absoluta, eterna, e indestrutível. Jesus disse a Seu Pai «A Tua palavra é a verdade» (João 17:17). O apóstolo Paulo acrescentou «Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça» (II Tim3:16).

Pedro escreveu: «Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo» (II Pedro 2:21). Quanto ao rei David disse: «Todos os teus mandamentos são a verdade ... que tu fundaste para sempre » (Salmos 119:151-152). Jesus afirmou: «Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não passarão» (Marcos 13:31).

A Bíblia é a única fonte de verdade, podendo e devendo atribuir a maior confiança. Ao aceitarmos ensinamentos que não correspondem às Escrituras, porque são retiradas do seu real contexto, nós acabamos por aceitar as ideias e opiniões humanas, sem nos apercebermos. Quem assim fizer acabar por renegar Jesus Cristo e é acusado de enganos absurdos. O homem tem tendência a acreditar nas pessoas que conhece, rejeitando o seu Criador que ele não vê.

Actualmente, uma grande maioria está convencida da imortalidade da alma, a Bíblia não ensina essa crença errada. Também acreditam que irão para o céu ou o inferno, ou ainda o purgatório depois da morte, ora a Bíblia diz claramente que não é isso que acontece. Muitos dizem também que a lei divina foi abolida, que Cristo a cumpriu no nosso lugar, enquanto que a Bíblia é muito clara ao afirmar que o pecado é precisamente a transgressão dessa mesma lei (I João 3:4).

Acreditam ainda que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira pouco antes do pôr do sol, e que ressuscitou num domingo de manhã. Mas a Bíblia diz com grande exactidão, que Jesus esteve três dias e três noites completas no túmulo. Ele foi sepultado numa quarta-feira pouco antes do pôr do sol e ressuscitou num sábado, pouco antes do pôr do sol. Se quiserem receber a nossa brochura sobre este assunto, basta fazerem o vosso pedido, e nós a enviaremos gratuitamente.

Milhões de cristãos têm as suas assembleias ao domingo, enquanto que o quarto mandamento e os escritos do Novo Testamento especificam de maneira indiscutível que o dia do repouso é e continua fixado ao 7° dia, o sábado. Porque razão existem tantas crenças diferentes, mesmo que Cristo tenha afirmado « A tua palavra é a verdade» (João 17:17). O profeta Isaías escreveu: «À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva» (Isaías 8:20). O que quer dizer: Consultai a Palavra de Deus, a lei, consultai o testemunho, para ver se os ensinos são correctos. Se não forem ensinados na verdade não haverá alva para o povo.

Se há crenças diferentes, é porque as pessoas foram educadas com doutrinas de origem pagã, ensinadas durante muitos séculos. Nunca tomaram o cuidado e o tempo para verificarem as suas crenças à luz da Palavra de Deus, juntando todas as passagens que se referem ao mesmo sujeito. A maior parte das vezes as pessoas contentaram-se com uma explicação sobre alguns versículos. Sem terem consciência disso, muitos milhões de pessoas aceitam Cristo, mas rejeitam a Sua doutrina, mesmo se afirmam acreditar Nele. Acreditam em Cristo dizem eles, mas não na Sua Palavra.

O apostolo Paulo escreveu: «Examinai todas as coisas, retende o que é bom» (I Tess 5:21). Alguma vez estudaram realmente a Palavra de Deus e provaram todas as doutrinas fundamentais a fim de determinar se possuem a verdade? Muitos são os que pensam que Deus será tolerante para com a negligência, deles e assim eles vão adiando essa análise que é primordial para os cristãos. Tomem o tempo de meditar sobre as razões que vos levam a acreditar no que acreditais.

Muitas pessoas acreditam na mentira. E que certeza tendes que estais na verdade? A vossa vida, é ela conforme à vontade de Deus? O apostolo João avisa-nos ao dizer: «E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade .» (I João 2:3-4). Jesus declarou: «Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus» (João 8:31-32 e 47).

Ninguém pode tomar a Palavra de Deus de maneira ligeira. Nós devemos examiná-la e estudá-la muito seriamente. Podemos nós colar uma etiqueta pagã sobre alguém para quem as vacas são sagradas? O Grande Larousse Enciclopédico define um pagão como sendo alguém que adora falsos deuses. Será que sabeis que se alguém não acredita nas palavras de Cristo, aceitando antes o contrário do que Ele afirmou, essas pessoas consideram-no como um falso deus, como um mentiroso? Se nós não acreditarmos toda a Palavra de Deus, nós não o reconhecemos como Deus.

Jesus declarou: « Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade» (Mat 7:21-23). Cometer iniquidade é viver sem lei, e recusar pôr em prática a lei eterna da justiça (Salmos 111:160). E Paulo acrescentou: «Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis e desobedientes e reprovados para toda a boa obra» (Tito 1:16). É exactamente o que nós fazemos quando acreditamos na doutrina dos homens e não na de Cristo. Muitas pessoas afirmam ser cristãos, mas continuam a seguir cegamente as doutrinas pagãs da imortalidade da alma, a trindade, e o seu destino celeste, etc.

Vão ainda até ao ponto de observarem uma série de festas que não são cristãs, em vez das festas de Deus, decretadas na Sua Palavra e dadas perpetuamente. Adão e Eva não acreditaram o que Deus lhes disse, antes preferiram acreditar nas palavras de Satanás, tendo assim o primeiro comportamento pagão. Jesus disse aos Judeus: «...a minha palavra não penetra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto do vosso pai. Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade...porque é mentiroso e pai da mentira. Mas porque vos digo a verdade não me credes...E, se vos digo a verdade, porque não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus» (João 8:37 a 47). Como acabamos de ver são palavras muito graves, que Jesus nos diz nesta passagem.

Não o acreditam, não escutam as suas palavras nem as metem em prática. Se cada homem se conformasse à Palavra de Deus, nós não encontraríamos no mundo «cristão» tantas denominações diferentes e doutrinas tão variadas, quando todas elas afirmam aceitar a Palavra de Deus. No entanto, elas não as aplicam e por conseguinte não é reconhecida a autoridade de Deus como tal. Qualquer igreja, que não obedece a toda a Palavra de Deus, não pode ter a definição cristã. E vós aceitais o ensino contido dentro das Sagradas Escrituras? Sem nada mudar, nem nada tirar ou acrescentar? Como faz o ministro do vosso culto? O seu ensino é conforme a toda a Bíblia? Se não é, a sua ideologia pessoal corre o risco de vos conduzir para um caminho perigoso, como é o caso de muitas seitas. Mesmo que façais parte de uma igreja, nunca deveis aceitar o que vos ensinam, sem o confirmar pela Bíblia.

Segui o exemplo dos Judeus de Bereia. A Bíblia diz deles «que de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas escrituras, se estas coisas eram assim» (Actos 17:11). A mesma coisa deve ser feito com estas emissões. É da vossa responsabilidade, vós que escutais esta emissão ou que ledes estes textos, de verificar a sua veracidade e depois compará-los com as vossa crenças, e reagir, se na verdade desejais aceitar a Bíblia que é o fundamento de todo o conhecimento. É por esta razão que nós propomos todos os textos das nossas emissões.

Não esqueçais que Satanás também conhece a vontade de Deus. O apostolo Tiago escreveu: «Tu crês que há um só Deus; fazes bem: também os demónios o crêem e estremecem» (Tiago 2:19). Mesmo os demónios acreditam e tremem. Eles acreditam e mesmo assim recusam obedecer-lhe. Conhecer não é o suficiente, nem dizer que se aceita. É preciso obedecer, pois este é o primeiro passo para a conversão e salvação. Não vos continueis a enganar, não vos deixeis seduzir, aceitai o conselho do apostolo Tiago que diz: «E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos» (Tiago 1:22).