EM QUEM DEVEMOS ACREDITAR?

Muitos dos que se dizem cristãos vivem como se pudessem passar sem Deus. Acontece mesmo, que se sentem pouco à vontade, quando se fala de Deus. Hoje são poucos os que procuram a sua verdade e no entanto, ela encontra-se à disposição de todos nas páginas da Bíblia.

Quase sem darem por isso, após uma lenta erosão, a vida ocidental já não procura Deus, a sociedade passou a ser muito materialista.

Hoje, a grande maioria quer beneficiar, o mais rapidamente possível, de tudo o que a vida lhes possa trazer, vivendo como bem entendem, sem obstáculos ou contrariedades, numa liberdade total, procurando os seus prazeres imediatos.

O amor de Deus e o amor pelo próximo são dois valores que vão desaparecendo cada vez mais.

A maior parte vive de maneira egoísta, sem se preocuparem com nada, nem ninguém. O número de divórcios é cada vez mais elevado e a quantidade de crianças e jovens entregues a eles mesmos, aumenta cada dia mais.

Onde se encontra hoje, um verdadeiro respeito entre os casais e entre os pais e os seus filhos? Famílias destruídas são hoje uma verdadeira praga!

Quanto ao temor a Deus, praticamente não existe no coração do homem, porque não conhece Deus.

Devemos reconhecer, que há matéria para ficar embaraçado, com tantas denominações religiosas, e todas dizendo-se cristãs, cada uma delas avançando as suas doutrinas. Assim reina a maior confusão neste mundo «cristão». Em vez de irem à fonte do verdadeiro cristianismo, que é a Bíblia, a Palavra inspirada de Deus e em vez de a deixarem explicar-se ela mesmo, muita gente a lê não para nela encontrarem a verdade, mas simplesmente para encontrarem argumentos apoiando as suas ideias, as suas crenças, as suas doutrinas.

Pouco antes de ser preso, Jesus Cristo dirigiu-se a seu Pai em oração, pedindo-lhe: «Não é somente por estes que eu te peço, mas também, por todos os que acreditarem em mim pela sua palavra, a fim que todos sejam um, como tu Pai o és em mim, e eu em ti» (João 17:20-21).

Neste caso podemos perguntar, onde está então esta unidade entre as religiões, como Jesus fala ao Pai?

Segundo as palavras de Jesus Cristo, Ele não devia formar mais que um grupo ou igreja, um só corpo, um só espírito, uma única fé, uma só esperança e um só baptismo (Ef. 4:4-5). Nós devemos saber e nunca esquecer, que a verdade não se encontra obrigatoriamente num sermão dado por um pregador ou no ensino dado pelos homens, mas ela encontra-se unicamente dentro da Bíblia. Ao dirigir-se em oração a seu Pai, Jesus afirma sem a menor dúvida: «A tua palavra é a verdade» (João 17:17). Assim, se a palavra de Deus é a verdade, tudo o que se opõe, o que a contradiz, não pode ser a verdade. É muito simples de compreender.

Por esta razão nós repetimos, não acreditem em nós mas verifiquem vós mesmos, na vossa Bíblia, para verem se o que vos dizemos é exacto ou não. Somente a Bíblia é o manual de instruções do cristão, é um livro que contém a única boa maneira de viver, contém também muitíssimas promessas, embora condicionais.

Conheceis este Deus que criou a vida que está em todos vós que ledes ou ouvis esta mensagem, o Deus que criou todo o reino animal e vegetal? Vós encontrareis esse Deus dentro da Bíblia, e vós podereis aprender a conhecê-lo, se o desejardes. Se pensais que o conheceis, será de uma maneira profunda e pessoal? Que tem para vós mais importância, aquilo que os homens escrevem e dizem a seu respeito, ou aquilo que Ele mesmo declara?

Tendes a certeza de compreender o verdadeiro Deus? Será ao verdadeiro Deus que cada um dirige as suas orações, os seus pensamentos, ou será a um outro Deus?

Provavelmente sabeis que os apóstolos Paulo e João nos falam do príncipe deste mundo, ou deste século. Mesmo Jesus nos falou desse deus que ainda vai dominando a humanidade. (João 12:31; 16:11; II Cor. 4:4). O Diabo que engana toda a Terra (Apoc. 12:9).

É muitíssimo importante, saber se dirigimos as nossas orações ao verdadeiro Deus ou ao deus que engana toda a Terra, Satanás! Mesmo sendo muito sinceras, muitas pessoas podem fazê-lo sem o saber, e fazê-lo com a melhor intenção.

É muito provável que esta ideia possa parecer absurda, impensável! Mas não esqueçam que, uma pessoa seduzida, infelizmente não se apercebe disso. Essa pessoa acredita muito sinceramente que se encontra na verdade, enquanto que vai vivendo errada, não sabendo que afinal assim é.

Nós compreendemos, e é normal, que estas questões vos perturbem ou vos choquem, mas não valerá a pena estudar a questão com muito cuidado? Nós levantamos estas questões, porque temos no coração, o desejo profundo de vos falar com a maior sinceridade.

Duma maneira geral, os cristãos acreditam no nome de Jesus Cristo. Vemos o seu nome escrito um pouco por todas as partes, colado em carros, vemos o seu nome escrito nas paredes dos templos e em diversos outros locais. O seu nome é constantemente citado pelos evangelistas e muitos outros pregadores.

Muitos são também os cristãos que acreditam na pessoa de Jesus, mas não acreditam nas suas palavras e na sua doutrina e assim não aceitam o que Ele ensinou com força e poder. O mundo na sua maioria prefere acreditar no que os homens afirmam, sem se aperceberem que fazendo assim, se afastam cada vez mais da verdade. Examinai as Escrituras e talvez compreendais se fazeis ou não parte desse grupo. Vejamos alguns exemplos bíblicos, que vos permitirão determinar rapidamente se tal é o vosso caso:

«E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o filho de David?» (Mat. 12:23), ou seja o Messias anunciado; alguns dos fariseus lhe pediam um sinal. Qual foi a resposta de Jesus? «Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas. Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra» (Mat. 12:38-40).

Em João 11:9, Jesus afirmou que o dia tinha doze horas, ora se o dia tem doze horas ficam outras tantas para a noite. Neste caso, para que se cumprisse a palavra de Cristo, Ele tinha que ficar no túmulo três dias e três noites, ou seja um período de três vezes vinte e quatro horas, o que daria setenta e duas horas. Mas que ouvimos nós dizer, desde há já muito tempo? Afirmam que Ele foi posto no túmulo numa sexta-feira, pouco antes do pôr do sol, e que ressuscitou num domingo ao amanhecer. Se assim tivesse sido, estaria Jesus as três noites e os três dias, no túmulo como ele disse? Ou quem é capaz de encontrar neste espaço de tempo, setenta e duas horas?

Esta questão é importantíssima para todos os homens, porque estes três dias e três noites no túmulo era como vimos acima, o único sinal que podia provar que Cristo era bem o filho de Deus e o Salvador de todos os homens.

Então, em quem devemos acreditar? Nos homens? Segundo eles Jesus esteve no túmulo de trinta e seis a trinta e oito horas, ou em Jesus que quis provar a sua divindade, ficando no túmulo as três noites e os três dias? Se os homens têm razão, então Jesus não pode ser o nosso Salvador. Mas se Jesus tem razão e Ele tem razão, então rejeitai a mentira e a confusão. Com a grande preocupação de quererem apoiar as suas doutrinas pessoais, muitos pregadores pretendem que Jesus veio à Terra para abolir a lei.

É isto a realidade? Que diz a Bíblia?

No seu famoso sermão sobre a montanha Jesus confirmou: «Não cuideis que vim abolir a lei ou destruir a lei e os profetas: não vim abrogar mas cumprir», o que quer dizer: se vos disseram que eu vim abolir a lei, não acreditem. E para que as coisas ficassem bem claras, Jesus continuou: «Porque em verdade vos digo que, até que o céu e terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido» (Mat. 5:17-18).

A Bíblia confirma que quem guardar toda a lei e tropeçar ou transgredir um só ponto, tornou-se culpado de toda (Tiago 2:10). Também na Bíblia está escrito que o que comete pecado comete iniquidade que é a transgressão da lei (I João 3:4).

Jesus disse que a Escritura não pode ser anulada. Saibam assim, que se os ensinos dos homens se opõem ou contradizem, a palavra do Deus vivo e Eterno, então, esses ensinamentos não são de algum valor. Devemos recordar sempre o conselho do profeta Isaías, que nos diz inspirado por Deus «Procurai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto» (Is. 55:6).

«Metei-vos à procura do verdadeiro Deus procurai a verdade e ela vos libertará» (João 8:32), e vereis o bom resultado que obtereis e a maravilhosa esperança da vida eterna.